Pular para o conteúdo principal

Depressão em Números



Sabe aquele momento em que estamos na “bad”? Nada ao redor muda, tudo parece igual, todos os dias são os mesmos, as pessoas são as mesmas, as sequências das horas e segundos parecem cada vez mais sufocante. Nada lhe faz bem, nada alegra de verdade o seu interior... Cuidado! Você pode estar com princípio de depressão!

Mas é claro que com todos esses sintomas você com certeza não é o único né?! Se você parar para analisar os dados diários de depressão no Brasil e no mundo, com certeza se surpreenderá com a quantidade de pessoas que se sentem exatamente como você!

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, aumento considerável de 18,4% em apenas 10 anos. Achou muito? Essa pesquisa foi realizada em 2015, imagine nos dias de hoje que estão muito mais visíveis?!


Para o Brasil a situação é nitidamente preocupante, com 5,8% da população que sofre com esse problema, afetando 11,5 milhões de brasileiros, com a população jovem mais afetada. Tá pesado? Relaxa aí que tem mais... Nosso país é o MAIOR com prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos que tem 1% a mais!





Já deu pra perceber que você não é o(a) único(a) a usar uma máscara diariamente para esconder os sentimentos vazios e opressivos que lhes fazem perder o interesse pela vida, né?



A depressão afeta diariamente milhões de pessoas. E olha que não só as pessoas de outro país ou de “tão, tão distante”! Quem convive com você diariamente também sofre com essas dores, sente a diferença nas suas atitudes, no seu jeito de falar, nas suas reações emocionais, dentre outros fatores que revelem a sua personalidade.

Tá! E se não perceberem? Não crucifique a pessoa e nem fique esperando que aconteça, apenas DESABAFE! Todo mundo na vida conhece alguém que seja bom para ouvir e aconselhar. Chama essa pessoa pra dar um rolê! Vai à praia ou a qualquer lugar silencioso que você consiga desabafar com ela!




Não conhece ninguém? Não tem problema! Existem sites e bate-papos em que você consegue conversar online com qualquer psicólogo (a) sobre a sua situação! Não precisa se identificar (se não quiser), penas procure ajuda!

Não existe uma pílula mágica que vai fazer você acordar bem amanhã! Se drogar, se embebedar, se isolar e, principalmente, cometer suicídio nunca foi a solução. É uma guerra com você mesmo, certo? Então que tal lutar em parceria com seus aliados? Convoque-os para a batalha. Informe a eles o nível da barreira que lhe oprime e as táticas que o inimigo usa para lhe fraquejar. E lute, lute como um guerreiro(a)!

Seja emocionalmente sincero(a) com as pessoas. Não esconda suas fragilidades, não deixe de demonstrar quando algo não lhe faz bem! Não fique com medo de expressar o que sente hoje, expresse sem medo, sem precauções! Mude seus hábitos, coloque bilhetes positivos ao redor do seu quarto, dentro dos livros, no guarda-roupa, no espelho... Seja você o que há de melhor! Se ame e aprenda com a sua luta a guerrear com os tantos milhões de brasileiros que sofrem assim como você UM DIA JÁ SOFREU! 😉

Comentários