Pular para o conteúdo principal

Como a "masculinidade tóxica" afeta homens com depressão


Alguns dos posts anteriores da nossa página, nos mostraram que a depressão tem que ser tratada de forma séria, e que a doença atinge qualquer pessoa, independente de raça, status, condição social, financeira, fama... (veja aqui: https://bit.ly/2wEzHpR ). Porém, há um tabu em nossa sociedade no quesito sexualidade, e não seria diferente ao abordarmos a depressão nesse âmbito.


Há muito tempo, há um tradicionalismo de estereótipos que, por muitas vezes, tornam os homens reféns. Ditos como: ““Meninos não choram”, “…Precisam brigar”, “Futebol e roupa azul: coisas de meninos” e que homem que é homem não demonstra fraqueza, medo, ansiedade, vulnerabilidade... concebem, tempos após tempos, uma masculinidade tóxica, afetando assim, a vida do homem em vários quesitos, inclusive e principalmente (por uma ótica numerosamente prejudicial) a saúde. Até porque a masculinidade tóxica não se refere meramente às pressões sociais exercidas sobre os homens, mas ao modo como estes lidam com tais pressões.

Ainda hoje, a depressão é muitas vezes encarada, por alguns ignorantes, como “frescura”. E com toda essa arquitetação de masculinidade, ‘homem que é homem não pode ser fresco’, o que torna ainda mais agravante a forma que ele pode lidar com o quadro de sua doença. A não procura por um tratamento profissional, e transitar por essa fase sozinho, o leva por vezes, como um dos sintomas da doença, a pensamentos suicidas, oportunizando assim, fatalidades que poderiam ser evitadas.


Com essas informações, podemos constatar que a masculinidade tóxica, trata-se mais de uma questão social que foi fortalecida com o passar do tempo, do que com o "ser um homem tóxico” por natureza. E como resolver esse conflito? A questão é se aceitar (e agir) sem ceder à essa pressão de se encaixar em estereótipos. Podendo dessa forma, ficar atento aos sintomas da depressão, e procurar uma ajuda profissional sem nenhum constrangimento ou intimidação. Até porque, sabe o que realmente demonstra força, homem? Saúde.

Comentários