Pular para o conteúdo principal

Mas... Celebridades tem depressão?


Como já relatado em um dos nossos posts anteriores (https://bit.ly/2HSNf7N), a depressão pode ter como um dos seus principais motivos, o vazio existencial. Sabendo disso, e tendo ciência de que qualquer ser humano pode ser afetado, alcancemos um grupo bem notório em nosso mundo, as celebridades.



Não é de hoje que suicídios decorrentes da depressão, envolvendo artistas famosos, viram notícia na mídia. Grandes nomes do meio artístico sofreram, sofrem ou infelizmente chegam ao estágio fatal da doença. Entre os principais nomes em âmbito mundial, podemos destacar o do brasileiro Alberto Santos Dumont, “o inventor do avião”. Historiadores dizem que, além de depressão, o aviador sofria de esclerose múltipla. Com o agravamento do quadro, ele foi se isolando até que, em 1932, enforcou-se com uma gravata em um hotel de São Paulo.



 Grande parte das celebridades que assumem já ter tido, ou está sofrendo depressão, revelam que a doença se manifesta aos poucos, e que por mais que esteja tudo dando certo em sua vida profissional, e que por muitas vezes estejam no “auge” de suas carreiras, o resultado dessa equação nem sempre é a felicidade. “Há um vazio”, que por sua vez, desencadeia todos os demais sintomas da depressão. Mas por qual motivo, pessoas com vidas aparentemente perfeitas podem sofrer?

Recentemente, os fãs e seguidores do comediante Whindersson Nunes, foram surpreendidos ao ler em um post do perfil do humorista no instagram, em que relatava estar sofrendo um quadro de depressão.   "Apesar de tudo de bom que vem acontecendo comigo, de tudo que já conquistei, eu me sinto há alguns anos triste", escreveu o piauiense. E completou: "Eu sinto angústia todos os dias, todos os dias, algumas risadas, algumas brincadeiras e depois lá estou eu de novo com esse sentimento ruim". Depois do desabafo, Whindersson cancelou sua agenda de shows até agosto.



Salientando com mais ênfase o caso recente de Whindersson, observamos sua vida na perspectiva externa atual. O canal do humorista se tornou o segundo canal brasileiro com mais inscritos no Youtube, mais de 30 milhões. Casado com a também youtuber e cantora Luísa Sonza, Whindersson acumula fãs dentro e fora do Brasil, com suas turnês de stand-up e trabalhos como ator em filmes de comédia. A idealização de mundo errônea que nós fazemos sobre a vida das celebridades é, “vida perfeita”, “sem sofrimentos”, “pessoas inatingíveis”, porém, como o próprio Whindersson relatou, e com tantos outros casos explícitos e com certeza, muitos implícitos, não é bem por aí...

 Percebemos enfim, que como elucidamos no início do texto, todo ser humano, independentemente de sua condição financeira, social, status, realização profissional ou pessoal, todos, estão sujeitos a um quadro de depressão, por isso, nos importa, não só estabelecermos respeito por essas pessoas, mas apresentarmo-nos empáticos, pois não sabemos do dia de amanhã.

Comentários