Pular para o conteúdo principal

DEPRESSÃO GERIÁTRICA

foto retirada dos aquivos do google



Segundo o IBGE entre 2012 e 2018 a população de idosos(pessoas com 60 anos ou mais) cresceu cerca de 26%, em contrapartida a população mais jovem (entre 6 e 14 anos de idade) vem diminuindo e isso ocorre pelo fato de que no Brasil e no mundo a taxa de natalidade está caindo. Apesar dos índices mostram que dentro de alguns anos os idosos serão maioria muitos dos seus problemas são tratados de forma secundária e a depressão geriátrica é um deles.
Apesar de comum entre idosos, a depressão vem sendo negligenciada e confundida com outras doenças pelo modo como ela afeta os idosos. Uma pesquisa feita em 2016 afirma que cerca de 15% da população entre 60 e 65 anos de idade ou mais sofrem com depressão e essa porcentagem não inclui os idosos institucionalizados, quando se trata deles a porcentagem sobre para 50%.
Culturalmente o idoso é visto como uma figura sábia por possuir maior experiência então é comum esperar que o mesmo seja quieto e calmo assim como achar que esse tipo de comportamento é fruto da idade mas esse mesmo comportamento deve ser observado pois pode ser um dos sintomas da depressão, entre eles estão a falta de apetite, o desinteresse em atividades que antes eram comuns ou agradáveis e o isolamento, geralmente os idosos não relatam suas emoções ou suas mudanças para a família pois essas mudanças são gradativas então acabam sendo tratadas como algo natural para eles e para as pessoas que os rodeiam, o comum é ouvi-los queixar-se de dores no corpo, ou dores estomacais e observar a falta de apetite e é dessa forma que a depressão os afeta mas ela só pode ser diagnosticada por um psicólogo e por esse motivo é confundida com outras doenças que são comuns com a idade ou a demência.
O abandono familiar é um dos forte fatores que levam os idoso a terem depressão e outras doenças psicossomáticas, assim como o abuso físico (agressão); O abuso psicológico que pode ser visto como a agressão verbal, a coerção; A infantilização do indivíduo que pode levá-lo a tornar-se dependente do agressor; A negligência com a alimentação, a medicação e a higiene pessoal do indivíduo; O abuso financeiro que é retratado quando há a exploração dos seus bens, dos seus recursos financeiros ou levá-los a acarretar dívidas que não são suas. Esses são algumas das causa que podem levar um idoso a ter depressão.
Ela é perfeitamente tratável através de medicamentos e acompanhamento psicológico mas deve haver um cuidado com a medicação pois as mesmas pode afetar os rins do paciente então geralmente é aconselhado o uso de doses reduzidas e a execução de atividades físicas como caminhadas, natação, etc assim como o incentivo a interação social através de reuniões familiares, atividades voluntarias em ONGs, participação em clubes como o clube do livro, de jogos, etc.



Comentários