Pular para o conteúdo principal

Setembro Amarelo: Qual sentido da vida?

O que leva alguém a decidir morrer? O que leva alguém a tomar essa decisão tão “absurda” pra quem vê de fora? A resposta está exatamente na última pergunta, é realmente absurdo, mas pra quem vê de fora.




O suicídio é um dos últimos estágios de gravidade do quadro depressivo: nos quadros depressivos graves, a porcentagem de tentativa de suicídio é muito mais elevada. O que leva a esse estágio é a procura de uma resposta pra vida que beira o insuportável, o sofrimento – físico ou emocional – mais intenso, viver torna-se angustiante.


Setembro Amarelo

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e é a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos. Além disso, um estudo realizado em 2002, por José Manoel Bertolote, pesquisador na área, afirma que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente ou não tratados de forma alguma.

Desde 2015, foi criada a campanha do ‘Setembro Amarelo’ pela parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O intuito é criar um período no ano em que a sociedade possa debater, ter conhecimento sobre o tema e possa alertar a população sobre a prevenção do ato.

Também de acordo com a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos.





Você consegue

A vida realmente tem altos e baixos, e quantos baixos não é mesmo? Talvez esteja existindo um pequeno hiato de altos entre tantos baixos. E é aí que a força precisa surgir. Mas como ter forças se não há fonte de onde tirá-las? 

A primeira, maior, e a base da força está na resposta tão clichê e ao mesmo tempo tão real: você. É complexo esse pontapé inicial, é complicado comunicar explicitamente o que ninguém estava entendendo nos sinais implícitos – e você pode pensar assim.

Mas a questão principal torna-se exatamente essa resposta: você! O que você pode fazer por você hoje? Talvez “dá um google” em psicólogos mais próximos de sua casa, talvez sair um pouco pra um lugar que goste - se abrindo pra alguém (ou simplesmente só falar besteiras) - conhecer pessoas novas, praticar alguma atividade física, se olhar no espelho – e exercitar isso todos os dias com pensamentos positivos de autoconfiança enquanto se arruma.

Descobrir em você essa força é um processo, e pensar que isso pode acontecer da noite pro dia é quase impossível. Mas são esses alguns dos pequenos passos que podem ser dados a cada dia, e não é por ninguém, não é pra agradar ninguém, mas porque você ainda tem muito o que fazer aqui. A longo prazo, com paciência, você vai descobrir. Hoje, você só precisa exercitar um pouco dessa força que a está sim dentro de você, e saber que, mesmo que pareça, você não está sozinho.


Eu posso ajudar?

Não é só a alegria que precisa ser comunicada, a dor é comunicável, e precisa de uma atenção ainda mais acentuada na intercomunicação. Nesse aspecto, quem não tem um quadro depressivo tem a responsabilidade ouvir, compreender, ajudar a encontrar um auxílio profissional em conjunto.

A missão de fazer com que a vida tenha sentido pra aquela pessoa, torna-se sua também. A morte não pode ser o remédio pra quem ainda tem tanto pra viver, e que muitas vezes toma essa decisão por não ter tido “o outro” lhe oferecendo a mão, os ouvidos, abraço, presença. O lápis de cor é seu, não só empreste, mas ajude a pintar o preto e branco.


Essa canção abaixo do artista Tuono, é uma forma de alertar sobre a importância do assunto não somente no mês de setembro, mas todos os dias. 





Ajuda Urgente

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188! Ou acesse o chat e e-mail por meio do link https://www.cvv.org.br/

Elhana Brandão - Estudante de Jornalismo - FTC/Salvador 

Comentários