Pular para o conteúdo principal

Por que tantos policiais estão cometendo suicídio?

O número de suicídios entre policiais vem aumentando no Brasil e no mundo, em 85% dos casos, o objeto utilizado para cometer o ato é uma arma de fogo. Esses dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Ainda segundo o estudo, no Brasil, mais policiais se suicidam do que morrem em confrontos. Ao todo, em 2018, foram 104 suicídios no país, o que é equivalente a dois policiais mortos a cada semana. Vale ressaltar que em 2017, foram registrados. 

Para o psicólogo Diego Aquino, o aumento do número de suicídio entre policiais é um assunto complexo e pode estar ligado a exposição a violência. "Existe um estresse, uma angustia muito grande em relação ao trabalho, em relação vida familiar, aonde eles acabam se tornando mais expostos. Existe uma preocupação muito grande também aos locais onde residem, que muitas vezes são perigosos", afirmou. 

A maior parte dos pensamentos suicidas está relacionada a problemas da saúde mental, principalmente depressão. Ainda segundo o psicólogo Diego Aquino, um trabalho profundo deve ser feito com esses profissionais. "É preciso ter mais psicólogos nessas instituições para que se trabalhe essa angustia que é desenvolvida na profissão. A angustia é basicamente tratada a partir da fala, e também do desenvolvimento de ferramentas para que eles saibam lidar, cada vez melhor, com as situações que eles passam e assim conseguir viver de maneira equilibrada", sinalizou. 

A Polícia Militar da Bahia informou, que o serviço de psicologia está disponível através do Serviço de Valorização Profissional da corporação. Além disso, eles ressaltaram que outro problema mais comum apresentado pelos policiais é o abuso de álcool.

Vale ressaltar que estamos no setembro amarelo, e o Ministério da Saúde e o CCV fornecem apoio através do número 188 e também no chat online: www.cvv.org.br.

Comentários