Pular para o conteúdo principal

Depressão psicótica



A depressão psicótica, conhecida também por psicose depressiva, é um subtipo da doença, que ocorre quando o paciente com depressão maior, começa a passar por um estágio de delírios ou alucinações. 

Para obter o diagnóstico da doença, é preciso bastante acompanhamento médico e psiquiátrico, pois a depressão psicótica pode ser fácil confundida com transtorno esquizofrênico e o que vai diferenciar uma da outra, é o fato de que a pessoa com transtorno psicótico apresenta o quadro de depressão e as alucinações não acontecem com frequência, diferentemente do esquizofrênico que na maioria das vezes não é depressivo, porem as crises de alucinação são rotineiras. 

Uma pessoa diagnósticada com a doença, ouve vozes em sua cabeça que criticam e ameaçam, as vezes induzindo ao suicídio, além dos delírios que rompe a realidade do paciente e o faz enxergar o mundo de forma incoerente, mania de perseguição e paranóia fazem parte dos delírios.

O tratamento da doença é uma combinação intensiva de antidepressivos, antipsicóticos e psicoterapia. A maioria dos pacientes se recuperam a partir de um ano após início do tratamento e o uso dos medicamentos auxiliam na estabilida de humor, nos casos mais graves, quando o paciente não responde a medicação, a única saída é a internação em hospitais psiquiátricos.

É difícil evitar a depressão psicótica, porque a sua causa ainda é desconhecida, porém, pedir ajuda é um dos passos iniciais para sair do estado atual para um estado de bem-estar mental, além do autoconhecimento, ou seja, perceber que as coisas mudaram em você e que o te dava prazer, não da mais. O Centro de Valorização a Vida (CVV), está disponível 24 horas, para ajudar no que for preciso de forma anônima, o tefelone de contato é o 188, mas caso prefira escrever, pode-se utilizar o atendimento por chat ou email.

Comentários