Pular para o conteúdo principal

Depressão Pós-Parto


Em nosso país, a depressão se torna cada vez mais atemporal e todos os dias lidamos com casos diferentes. Segundo a OMS, o Brasil é campeão nos casos de depressão na Amerina Latina e estima-se que será a doença mental mais incapacitante do mundo e que os casos de suicídios estão inteiramente ligados a quadros depressivos. Os números são preocupantes, e dessa forma a doença vem se tornando o "mal do século", e apesar de ser um assunto bastante abordado, principalmente através de campanhas de políticas públicas, como por exemplo o Setembro Amarelo, ainda há muita desinformação há respeito da depressão e algumas pessoas vêm o assunto como um tabú impossibilitando o diagnóstico da doença.

Dentre tantos os casos desse transtorno mental, podemos citar a depressão pós-parto, que traz  inúmeras consequências entre a relação da mãe com o bebê, principalmente no que se refere ao rol afetivo. A mulher que apresenta depressão pós-parto, tende a ter dificuldade em manter um vínculo com seu filho(a), dessa forma, ela interage menos com a criança, se irrita com facilidade, se sente incapaz, chora com frequência, dentre outros problemas que não só à afetam, mas também afetam negativamente a criança, que na maioria dos casos tendem a ter problemas de comportamento, crises para dormir, hiperatividade e segundo o Ministério da Saúde, atrasos no desenvolvimento da linguagem também são comuns.

Em entrevista a BBC News, Dilssa Soares disse ter tido depressão pós-parto após o nascimento do segundo filho e relatou: "Eu tinha vontade de me matar, fiquei dois meses sem ir mais longe do que dois quarteirões de casa. Eu achava que se fosse além disso, ia me jogar na frente de um carro. Era uma válvula de escape." Casos como o da Dilssa, chamam a atenção para o tratamento imediato da doença, pois se não tratada, pode se elevar para um distúrbio depressivo crônico. Dessa forma, o acompanhamento psicológico, o apoio e amor familiar é de extrema importância para a cura desse distúrbio.

Comentários