Pular para o conteúdo principal

Distima: uma doença psicológica



Distimia ou distúrbio distímico é um tipo de depressão crônica que ataca o ser humano e seu principal sintoma é a irritabilidade. A pessoa que tem distimia está sempre de mau humor, tende a ter sempre pensamentos negativos e a relação com outras pessoas é bem difícil por conta do estresse constante e por estarem sempre reclamando de tudo.

Os principais sintomas para o diagnóstico da doença é principalmente o mau humor, além de baixa autoestima, desânimo e tristeza, predominância de pensamentos negativos, alterações do apetite e sono, falta de energia para agir, isolamento social, tendência ao uso de drogas lícitas, ilícitas e de tranquilizantes.

O diagnóstico da distimia é extremamente clínico, pois pessoas que tem essa doença acham que todos esses sintomas fazem parte de sua personalidade, por isso, quase nunca procuram ajuda. Diagnosticar e tratar da doença e de extrema importância, uma vez que 15% a 20% dos pacientes, tentam suicídio.

A doença pode se manifestar na infância ou na terceira idade, mas o mais comum é na adolescência. Seu tratamento é feito através de medicamentos antidepressivos e psicoterapia.

Só no Brasil existem cinco a 11 milhões de pessoas que sofrem dessa doença psicológica, de acordo com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA). Não existe maneiras concretas para evitar a distimia, entretanto,o controle do estresse, a companhia de família e amigos, é uma forma de ajuda.

Comentários